Vulnerability of the Minas Gerais landscape to global changes: an initial step to a bottom-up approach / Vulnerabilidade da paisagem de Minas Gerais Ãs mudanÃas globais: um passo inicial para uma abordagem tipo bottom-up.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A temperatura mÃdia do ar no estado de Minas Gerais aumentou 1,4oC, em relaÃÃo aos valores normais, no sÃculo passado. As previsÃes para o sÃculo XXI apontam um aumento de atà 3oC e alteraÃÃes nos padrÃes de distribuiÃÃo e na quantidade das chuvas. Esse cenÃrio poderà afetar a paisagem, por efeitos diretos e indiretos do clima sobre a fisiologia das plantas, com impactos potenciais sobre os serviÃos dos ecossistemas. Esse trabalho representa um passo inicial para estudar a vulnerabilidade da paisagem de Minas Gerais Ãs mudanÃas globais, numa perspectiva tipo bottom-up, relacionando a variabilidade climÃtica e as caracterÃsticas ecofisiolÃgicas de trÃs ecossistemas (cafezal, cerrado e eucaliptal) em trÃs regiÃes do estado (norte, sul e oeste). A primeira etapa do estudo consistiu na caracterizaÃÃo dos padrÃes da distribuiÃÃo espacial de temperatura do ar e precipitaÃÃo no passado, presente e futuro. Em seguida, essa informaÃÃo foi integrada à anÃlise do regime de queimadas, no espaÃo e no tempo, para verificar e predizer a susceptibilidade da vegetaÃÃo ao fogo em condiÃÃes extremas. A estrutura da cobertura da terra tambÃm foi analisada. A terceira etapa consistiu na anÃlise do funcionamento dos ecossistemas, por sensoriamento remoto, e da folha, por uma revisÃo bibliogrÃfica. Finalmente, a vulnerabilidade da paisagem ao estresse hÃdrico foi abordada atravÃs de equaÃÃes de sensibilidade de caracterÃsticas fisiolÃgicas à disponibilidade hÃdrica no solo. Apesar de limitaÃÃes, esse estudo agrupou vÃrias informaÃÃes relacionadas aos efeitos das mudanÃas climÃticas sobre os ecossistemas de Minas Gerais, da folha à paisagem. AlÃm disso, foram gerados um banco de dados e uma estrutura para anÃlise, que permitem direcionar estudos ecofisiolÃgicos para acessar a vulnerabilidade. Essas informaÃÃes poderÃo ser utilizadas para simulaÃÃes mais complexas, em exercÃcios de mudanÃa de escala e para a modelagem da dinÃmica da paisagem, podendo representar um componente dentro da complexidade da estratÃgia para compreender e antecipar impactos potenciais das mudanÃas globais na paisagem de Minas Gerais.

ASSUNTO(S)

land cover structure leaf traits ecosystem functioning caracterÃsticas foliares variabilidade climÃtica fire regime queimadas weather variability extreme episodes fisiologia vegetal funcionamento de ecossistemas eventos extremos uso da terra

Documentos Relacionados