Volumetria, peso de mÃteria seca, teor e tanino e cortiÃa para o cerrado Sensu Stricto em Minas Gerais. / Volumetry, dry matter weight, tannin and cork content to the savannah (cerrado) in Minas Gerais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste trabalho, a fisionomia Cerrado Sensu Stricto, do estado de Minas Gerais, foi estudada com os seguintes objetivos: ajustar e selecionar equaÃÃes para estimar o volume total e o volume de fuste, com e sem casca, o peso de matÃria seca, o teor de tanino do angico-vermelho e do barbatimÃo e a cortiÃa do pau-santo, e testar a similaridade entre os modelos selecionados. Para isto, realizou-se a cubagem rigorosa por meio do mÃtodo de Huber. Na bacia do rio SÃo Francisco, foram cubadas 497 Ãrvores de Cerrado Sensu Stricto, em 3 regiÃes e, nas bacias do rio Grande/Alto ParanaÃba, foram cubadas 29 Ãrvores de angico-vermelho, em 3 municÃpios; 142 Ãrvores de barbatimÃo em 10 municÃpios e 88 Ãrvores de pau-santo em 9 municÃpios. Foram coletados discos nas alturas correspondentes a 0%, 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial das Ãrvores, a partir dos quais foi obtida a densidade bÃsica e mensurada a espessura de casca. A acurÃcia dos modelos foi avaliada pelas seguintes estatÃsticas: coeficiente de determinaÃÃo, erro padrÃo residual e anÃlise grÃfica dos resÃduos. Para testar a identidade de modelo, utilizou-se o mÃtodo desenvolvido por Graybill (1976) e, para realizar os ajustes e os testes de identidade, utilizou-se o software Sisflor. Na bacia do rio SÃo Francisco, os modelos selecionados para todas as variÃveis testadas foram os de Schumacher e Hall e de Spurr logaritmizados, e o teste de identidade entre modelos mostrou que existe similaridade, para todas as variÃveis estudadas, entre as regiÃes 2 e 3. Nas bacias do rio Grande/Alto ParanaÃba, para as trÃs espÃcies estudadas, o modelo de Schumacher e Hall logarÃtmico foi selecionado para todas as variÃveis analisadas e o teste de identidade indicou a possibilidade de formaÃÃo de diversos grupos para cada uma das espÃcies, em cada variÃvel analisada.

ASSUNTO(S)

equaÃÃes volumÃtricas. biomassa. teste de identidade. recursos florestais e engenharia florestal volumetric equations , biomass, identity test

Documentos Relacionados