VIVER DE ARTE ENTRE O BRASIL E A EUROPA: O “ESQUEMA PEDRO AMÉRICO”

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. bras. Ci. Soc.

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/06/2019

RESUMO

O artigo examina o “esquema Pedro Américo”, que esteve na origem de um novo padrão de consagração no ambiente artístico do Rio de Janeiro, implicando constantes idas e vindas do Brasil à Europa, possibilitadas, sobretudo, por encomendas de grandes obras com motivos patrióticos. Esse esquema foi reproduzido com regularidade entre as décadas de 1870 e 1910 e formou uma elite artística reconhecida por viver de arte entre o Brasil e a Europa. São analisadas no artigoos modos pelos quais as elites políticas foram enredadas e contribuíram para a internacionalização da arte brasileira, mediante o curioso desvio do Brasil pintado na Europa , do qual derivou uma condição instável: nem bem uma arte orientada pelo compromisso com o país, nem bem uma arte internacional do tipo “arte pela arte” dos pompiers , e tampouco a pintura da vida moderna.This paper analyses the “Pedro Américo Scheme”, which was at the origin of a new pattern of validation in the artistic environment of Rio de Janeiro. Itconsisted of constant comings and goings from Brazil to Europe, made possible, above all, by the commission of great works with patriotic motifs. This scheme was reproduced regularlybetween the decades of 1870 and 1910, and it formed and artistic elite known for living of art between Brazil and Europe. The paper analyses the ways in which the elites were entangled and contributed to the internationalization of Brazilian art, through the curious diversion of Brazil painted in Europe ; from which derived an unstable status: not so much an art guided by the commitment with the country, not so much an international art, like the “art for the art” of the pompiers , nor the painting of modern life.

Documentos Relacionados