Visita domiciliÃria na atenÃÃo à saÃde: revisÃo integrativa da literatura. / Home visit in health care: integrative review os litereture.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/12/2011

RESUMO

A Visita DomiciliÃria (VD), tecnologia utilizada na atenÃÃo à saÃde, nÃo à uma prÃtica recente e està presente em todo o contexto de cuidados de saÃde no mundo. A prÃtica baseada em evidÃncia apresenta-se como o referencial teÃrico-metodolÃgico adotado neste estudo, que selecionou a revisÃo integrativa como mÃtodo de pesquisa para utilizar, na atenÃÃo bÃsica e na assistÃncia de enfermagem, os resultados encontrados na prÃtica clÃnica da visita. O objetivo deste estudo à avaliar as produÃÃes cientÃficas disponÃveis na literatura nacional e internacional sobre VD em seus aspectos conceituais, metodolÃgicos, finalidade e situaÃÃes diante do processo saÃde e doenÃa.. Para a seleÃÃo dos artigos foram utilizadas cinco bases de dados, Cinahl, Pubmed, Lilacs, Cochrane e Scielo, e a amostra desta revisÃo constituiu-se de 13 artigos, referentes à VD na atenÃÃo bÃsica. Os resultados evidenciaram que conceituar VD ainda nÃo à uma preocupaÃÃo para aqueles que a estudam, o que se pode inferir que por ser uma tecnologia incorporada na rotina dos serviÃos da atenÃÃo bÃsica, torna-se desnecessÃrio, para alguns autores, a sua conceituaÃÃo. Os artigos avaliaram a tecnologia e sua eficÃcia na prestaÃÃo dos serviÃos de saÃde. Observa-se uma variedade de grupos populacionais que recebem visitas, tais como recÃm-nascidos, crianÃas, adolescentes, idosos e aqueles em situaÃÃes especÃficas: puÃrperas, grÃvidas e diabÃticos. Visualiza-se, porÃm, um predomÃnio das visitas realizadas aos idosos na faixa etÃria de 70 a 84 anos. Quanto aos profissionais que estÃo realizando a visita domiciliÃria, houve diversificaÃÃo, concentrando-se no enfermeiro, seguido pelo agente de saÃde, como executores dessa prÃtica. Diante do processo saÃde-doenÃa a VD està sendo realizada na prestaÃÃo de cuidados centrados ainda na doenÃa, o que satisfaz a prestaÃÃo de serviÃos momentaneamente, desvalorizando o efeito favorÃvel do ambiente familiar para aÃÃes de promoÃÃo à saÃde, prevenÃÃo ou diagnÃstico de doenÃa. Este estudo pretendeu fornecer subsÃdios para a melhoria da prÃtica da VD na atenÃÃo bÃsica, bem como estimular os enfermeiros no desenvolvimento de pesquisas que produzam evidÃncias fortes relativas à elaboraÃÃo de novas metodologias e teorizaÃÃo para a realizaÃÃo da VD a grupos especÃficos na atenÃÃo bÃsica.

ASSUNTO(S)

atenÃÃo primÃria à saÃde enfermagem revisÃo integrativa home visit primary care nursing integrative review. enfermagem visita domiciliar

Documentos Relacionados