Virtual Communities in Distance Learning Courses: Investigating Social Relationships in Learning Managements Systems / Comunidades de Aprendizagem em Cursos a Distância: Investigando as Relações Sociais em Ambientes Virtuais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esse estudo teve como objetivo investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em cursos a distância, tomando como base os elementos formadores de uma comunidade e as relações sociais entre os participantes. A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3 semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-Ce, Brasil, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A metodologia de pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo sendo utilizado o método etnográfico e os princípios da etnografia virtual na coleta e análise dos dados. Para a coleta de dados foram utilizadas as observações presenciais e virtuais e entrevistas. As observações foram referentes às anotações do diário de campo, dois fóruns de discussão e três bate-papos. O período de investigação correspondeu a duas disciplinas: Língua Portuguesa: Frase e Latim II: Língua e Cultura no semestre 2008.2. Os resultados obtidos validaram os elementos formadores de uma comunidade já encontrados na literatura e possibilitaram elencar outros elementos que ainda não estavam propostos pelos autores citados, tais como: os status, os papéis, as normas e as diferentes formas de relação social. Esses elementos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.

ASSUNTO(S)

comunidades virtuais de aprendizagem virtual learning communities social relationships educacao ensino superior - fortaleza(ce) - recursos de redes de computadores comunidades virtuais - aspectos sociais - fortaleza(ce) information and communication technologies relações sociais tecnologias de informação e comunicação aprendizagem estudantes de ensino à distância - redes de relações sociais - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados