Vinicius de Moraes e Shelley: um exercício de desleitura.
AUTOR(ES)
Adriana Assis de Aquino
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esse trabalho busca através de uma perspectiva comparativista e usando a metodologia de Harold Bloom (1930-), oferecer uma desleitura de três poemas de Vinícius de Moraes (1913-1980), a saber Poética (1950), Operário em construção (1955), Poética II (1960) frente a Percy Bysshe Shelley (1792-1822) e seu poema A Song: Men of England (1818), sugerindo que o poeta brasileiro travou uma verdadeira luta agônica com a sua tríade poética, sendo Operário em Construção a principal arma do combate. Defende-se aqui que cada poema de Vinícius representa uma etapa do que Bloom chama de angústia da influência. A desleitura proposta consiste em confrontar os temas e as imagens dos poemas, argumentando que Shelley e Vinícius assemelham-se ao abordar a exploração e conscientização operária nos moldes postulados pelo marxismo dialético e que, sugestivamente, Vinícius não só foi inspirado por Shelley, como corrigiu as fraquezas ideológicas do poeta inglês. Apresenta-se também a possibilidade da relação dos poemas em questão com o mito da caverna de Platão (428-7 a 348-7 a.C.), poeta cujo conceito de justiça e construção moral da polis contidos em A República também parecem servir de inspiração a Shelley e Vinícius. Desse modo, considerando o processo de desleitura, os cinco poemas formam um romance familiar que é um dos níveis de relacionamento de poemas, caracterizando, segundo Harold Bloom, o fenômeno da melancolia da criatividade
ASSUNTO(S)
melancolia da criatividade literatura comparada revisionismo dialético beauty belo dialectical revisionism ideology ideologia melancholy of creativity
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