Views of Lisbon: Livro do desassossegoe O que o turista deve ver" / Olhares sobre Lisboa: o Livro do desassossegoe O que o turista deve ver"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A cidade de Lisboa, que se lê nas páginas do Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, de Fernando Pessoa, confirma-se como criação artística e se faz cidade literária, pelos olhos elaborados por Fernando Pessoa para o seu semi-heterônimo Bernardo Soares. Aproximar essa leitura de Lisboa de outra, também produzida por Fernando Pessoa para o guia de viagem Lisboa: o que o turista deve ver, ou seja, para uma obra de outra natureza que não a literária, permite, em nosso trabalho, uma abordagem estética e antropológica da percepção visual exercitada pelo autor. De um lado, no Livro do Desassossego, a construção de uma estética citadina particular e original a revelar uma cidade conformada pelo contraste espaço habitado e paisagem interior. De outro, um lugar tecido na memória do autor mais próximo do homem aparentemente real, a partir de sua identificação histórica com a cidade.

ASSUNTO(S)

cidade; cidade literária e não-literária; fernando pessoa; lisboa; lisboa: o que o turista deve ver; book of disquiet; city; fernando pessoa; lisbon; lisbon: what the tourist should see; literary city

Documentos Relacionados