Vieira em movimento: subjacências da distinção entre tapuias, tupis e negros
AUTOR(ES)
Zeron, Carlos
FONTE
Estud. av.
DATA DE PUBLICAÇÃO
02/12/2019
RESUMO
resumo A Igreja cristã foi constituída no contexto de expansão do Império Romano, do qual a escravidão era um fundamento importante. Apesar de seu discurso redentor, ela aceitou e integrou a escravidão em sua doutrina e instituições. Mas, foi com base na doutrina agostiniana da escravidão que a Igreja se adaptou a uma conjuntura propriamente escravista, nos tempos modernos, quando o trabalho compulsório tornou-se não apenas um elemento central na reprodução de diferentes sociedades ocidentais, mas também um elemento de articulação entre essas sociedades, por meio do tráfico. Neste artigo, comentamos alguns textos do Padre Antonio Vieira que, trabalhando no maior centro escravista do mundo, no século XVII, recolheu as sínteses de teólogos e juristas, distinguindo e qualificando suas posições por meio de uma análise contextual.abstract The Christian Church was constituted in the context of an expanding Roman Empire, in which slavery was an important foundation. In spite of her redemptive discourse, she accepted and integrated slavery into her doctrine and institutions. It was on the basis of the Augustinian doctrine of slavery that the Roman Church adapted to a slavish situation in modern times, when compulsory labor became not only a central element in the reproduction of different Western societies, but the slave trade also became an element of articulation between these societies. In this article, we comment on some texts by Father Antonio Vieira who, working in the world’s largest slave center in the seventeenth century, collected the syntheses of theologians and jurists, distinguishing and qualifying their positions through contextual analysis.
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