Vidas opostas, vidas expostas: a violência na telenovela / Vidas opostas, vidas expostas: a violência na telenovela

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A proposta geral deste trabalho é discutir e refletir acerca da dicotomia ficção/realidade cada vez mais presente nas telenovelas contemporâneas, realizando uma aproximação interdisciplinar das questões relacionadas ao estudo dos mecanismos referentes à organização discursiva e temática da telenovela Vidas Opostas, da Rede Record, com enfoque na problemática da violência social. Mais especificamente, temos como meta a exploração das possibilidades oferecidas pela Análise do Discurso para a operação de objetos visuais ou verbo-visuais e a aplicação de uma metodologia de análise para a telenovela em questão, verificando como é construído o seu discurso sobre a violência. Isso exigiu, assim, um aprofundamento teórico e, ao mesmo tempo, uma ampliação na perspectiva da construção teórico-metodológica, ainda mais a se considerar a especificidade do objeto, que além do nãoverbal, lida com imagens em movimento. Pudemos perceber, nas análises realizadas, a existência de uma forte demarcação na representação dos espaços configurados como a favela e o asfalto, demarcação que não se limitou apenas à figurativização desses lugares, mas disseminou-se sobre os múltiplos planos do discurso da telenovela. No que tange a temática da violência, foi possível observar que, apesar de retratar a violência como elemento constituinte desses dois ambientes, essa territorialização discursiva também se mantém. Sendo assim, pudemos identificar em Vidas Opostas não apenas uma demarcação espacial desses ambientes da favela e do asfalto, mas também e principalmente uma demarcação discursiva, que por um lado enaltece a favela, e de outro, critica a sociedade do asfalto. Com essa proposta, a telenovela pretende, de certa forma, desvirtuar-se do padrão imposto tradicionalmente pela Rede Globo, por meio de tratamento temático e estético diferenciado. Ela se propõe como produto que dá visibilidade às camadas marginalizadas da sociedade, cumprindo assim uma função social que estaria além do entretenimento e alienação. Contudo, esse esforço de superar a emissora rival faz a trama oscilar constantemente entre a inovação e a tradição. Por um lado, procura diferenciar-se de outras tramas por meio de experimentações na linguagem, especialmente no que se refere à representação da realidade; por outro lado, a trama apresenta uma série de elementos bastante característicos da telenovela brasileira, como pudemos observar nas análises.

ASSUNTO(S)

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