Vibrações monopolares isoescalares em alguns núcleos duplamente mágicos / Isoscalar monopolar vibrations in some doubly magic nuclei.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/08/1978

RESUMO

Usamos o formalismo de A. Toledo Pisa e E. Passos, que usa o método de coordenadas geradores e o Teorema Espectral de Anélise Funcional, para obter uma hamiltoniana coletiva para as vibrações monopolares isoescalares nos núcleos duplamente mágicos ANPOT. 4 He, ANPOT. 16 O e ANPOT 40 C. As funções de onda do oscilador hermônico são tomadas como funções de onda geradoras, e a interação de muitos corpos é aquela de Skyrme. Com esta hamiltoniana coletiva calculamos o espectro de energias do modo monopolar isoescalar, parâmetros de inércia e módulos de incompressibilidade para aqueles núcleos e comparamos com os resultados de Flocard e Vautherin, que resolvem numericamente a equação de Griffin-Wheeler. Foram calculados ainda os raios quadráticos médios nucleares. Os efeitos espúrios dos movimentos do centro de massa são eliminados exatamente para o AMPOT. 4 He e recalculamos aquelas propriedades nucleares.

ASSUNTO(S)

isoscalar monopolar vibrations in some doubly magic nuclei. vibrações monopolares isoescalares em alguns núcleos duplamente mágicos

Documentos Relacionados