Viabilidade econômica da terminação de ovinos confinados e alimentados com rações contendo torta de mamona destoxificada.

AUTOR(ES)
FONTE

CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes níveis de substituição (0, 33, 67 e 100%) do farelo de soja (FS) pela torta de mamona destoxificada (TMD) sobre a análise econômica do sistema de produção de ovinos. Foram utilizados 20 ovinos, mestiços, machos, inteiros, com peso vivo médio de 18,7 ± 1,62 kg e idade média de 6,5 meses, distribuídos num delineamento de blocos completos casualizados com cinco repetições (ovinos). O período experimental teve duração até a média dos animais em cada tratamento atingir 30 kg PV. Para se efetuar a análise econômica foram considerados os preços de mercado obtidos para os ingredientes das rações e para o peso vivo dos borregos.A análise foi feita com vistas a determinar as condições mínimas necessárias para tornar o empreendimento menos lucrativo economicamente viável. De posse do custo de cada ração e do consumo de matéria seca das mesmas, foram analisados os indicadores econômicos utilizando-se planilhas do Programa Excel®. A renda bruta da atividade para produção de kg/PV (R$/mês) foi superior para os animais não alimentados com TMD. Verificou-se que decréscimos no lucro à medida que foi adicionada TMD às dietas. A utilização da torta de mamona destoxificada através de autoclavagem em rações para a terminação de borregos não se apresenta como alternativa viável para garantir lucro ao produtor.

ASSUNTO(S)

substituição ovino alimentação animal nutrição animal torta de mamona alimento alternativo biodiesel suplementação rentabilidade subproduto análise econômica

Documentos Relacionados