Viabilidade agroeconômica da cenoura adubada com jitirana. / Productive viability of carrot fertilized with scarlet starglory.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A adubação verde pode assumir importante papel no desenvolvimento de técnicas de cultivo que melhorem a utilização de resíduos vegetais. Entre as espécies utilizadas está a jitirana (Merremia aegptya L.), planta espontânea que se apresenta como uma fonte potencial para adubação verde no nordeste semi-árido do Brasil. Dois experimentos foram desenvolvidos com o objetivo de avaliar a viabilidade agroeconômica da cenoura adubada com jitirana antes e depois de sua semeadura. O primeiro experimento foi conduzido na horta didática do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de setembro a dezembro de 2008, enquanto que o segundo foi conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, localizada na zona rural de Mossoró-RN, no período de setembro a dezembro de 2009. O delineamento experimental usado foi em blocos completos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 4 + 1, com três repetições. O primeiro fator foi constituído pelas quantidades de jitirana incorporadas ao solo (5,4, 8,8, 12,2 e 15,6 t ha-1 em base seca), para ambos os experimentos, e o segundo fator constituído pelos tempos de incorporação da jitirana ao solo. No primeiro experimento a jitirana foi incorporada nos tempos: 0, 10, 20 e 30 dias antes da semeadura da cenoura DAS, e no segundo experimento a incorporação foi realizada nos tempos: 0, 15, 30 e 45 dias depois da semeadura da cenoura - DDS. O tratamento adicional (testemunha) foi de 80 t ha-1 de esterco bovino. A cultivar de cenoura plantada foi a Brasília. As características avaliadas foram: altura das plantas, número de folhas por planta, massa seca da parte aérea, produtividade comercial, produtividade refugo, produtividade classificada, renda bruta e renda líquida, taxa de retorno, índice de lucratividade e lucro unitário. Não houve interação significativa entre os fatores quantidades de jitirana incorporadas ao solo e seus tempos de incorporação antes e depois da semeadura da cenoura em nenhuma das características avaliadas. . A maior performance produtiva da cenoura foi obtida na quantidade de 15,6 t ha-1 de jitirana incorporada ao solo, no tempo de 20 dias antes de sua semeadura e no tempo de 15 dias depois de sua semeadura. O cultivo da cenoura é viável agroeconomicamente com o uso da jitirana como adubo verde.

ASSUNTO(S)

daucus carota merremia aegptya adubação verde eficiência produtiva. fitotecnia daucus carota merremia aegptya green manuring productive efficiency.

Documentos Relacionados