Vestígios do impossível: refletindo sobre música a partir da psicanalise
AUTOR(ES)
Renata Mattos de Azevedo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho tem como proposta elaborar uma reflexão sobre os sujeitos envolvidos no ato de criar, compondo ou interpretando, e de fruir a arte musical, tendo como referencial teórico a psicanálise freudiana e a lacaniana. Parto de uma delimitação do campo desta arte, destacando-a como autônoma e com uma linguagem própria. A música é por mim tomada como uma organização por parte do compositor dos materiais musicais, sons e silêncios, sendo dirigida a um outro sujeito que a escutará. Entendo que a criação musical pode ser vista como um ato significante, podendo assim ser ouvida pelos sujeitos. Neste ato de criação, o circuito pulsional do sujeito, em especial o da pulsão invocante, é colocado em ação de forma que terá como visada a apreensão do objeto voz. Como isto é impossível, há o contorno do vazio deste objeto. O tema da criação artística aliado ao movimento pulsional foi por Freud abordado através da temática da sublimação. Diferentemente de outras produções do inconsciente, como sonhos, atos falhos ou sintomas, a música passará por outros caminhos que não o recalque propriamente dito, porém, será possível por ela alguma elaboração psíquica. A sublimação foi trabalhada em Lacan pensando-se na própria constituição dos sujeitos, na qual resta um objeto perdido desde sempre, das Ding. Diante da impossibilidade de se obter este objeto, haverá a criação de um outro que poderá atuar como causa de desejo para os demais sujeitos. Faz-se necessário, deste modo, um estudo mais aprofundado sobre a constituição destes e sobre a musicalidade nela presente. Ou seja, sobre os tempos de alienação e separação do sujeito no campo do Outro e sobre o papel que o objeto voz neles opera. Com isso, poderemos pensar na música como uma resposta do sujeito ao enigma do desejo do Outro, que dará a ouvir, àqueles que se colocarem na posição de escuta, notícias do vazio da constituição e da linguagem, assim como uma maneira de lidar com isso.
ASSUNTO(S)
psicanálise música pulsão invocante psychanalyse, musique, sujet, objet voix, pulsion invoquante, création musica objeto voz criação sujeito criação musical
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.uenf.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=51Documentos Relacionados
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