Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
AUTOR(ES)
Norberto Gaudêncio Junior
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
13/12/2010
RESUMO
O presente trabalho propõe o resgate histórico da produção e dos procedimentos operacionais do Atelier Mirga, liderado pelo artista polonês Henrique Mirgalowski e responsável pela criação dos cartazes veiculados pela Companhia de Annuncios em Bonds paulistana. Contextualiza o cartaz de bonde em uma cidade em intensa transformação como São Paulo na primeira metade do século XX. Investiga como o cartaz de bonde, com sua ambiência e especificidades, inseriu-se em uma modernidade que não pode ser entendida fora do contexto urbano. Resgata os anos de formação de Henrique Mirgalowski antes de desembarcar no Brasil e tornar-se um dos pioneiros do moderno cartaz brasileiro. Coloca as artes plásticas em diálogo com o desenho publicitário do período, analisando a distinção hierárquica entre artes maiores e menores. Dedica-se à formação do profissional de publicidade e do design brasileiro anterior à década de 1950, destacando o papel educacional e o pioneirismo de Henrique Mirgalowski e seu ateliê. Investiga como os modelos estrangeiros influenciaram a produção do Atelier Mirga. Demonstra como a formação dos profissionais e as influências presentes no Atelier Mirga constituem exemplos de uma rica e variada tradição da cultura projetiva brasileira em publicidade e design, desapegada de ideologias e de qualquer homogeneização visual
ASSUNTO(S)
ciencias humanas cartazes bondes publicidade design modernidade artífice posters trams advertising design modernity craftsman
Documentos Relacionados
- A dor forasteira e o belo passageiro: perspectivas nietzschiana e freudiana
- Couro é ouro : as políticas paternalistas do Curtume Mombelli e a construção da identidade social de seus trabalhadores (Tapera/RS, décadas de 1930 e 1950)
- A missão Summer Institute of Linguistics e o indigenismo latino-americano: história de uma aliança (décadas de 1930 a 1970)
- "É o doutor que vem aí!": guardas sanitários, relações de trabalho e formação de identidade (décadas de 1930 e 1940)
- Memórias do automobilismo de rua em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (décadas de 1920-1950)