Variação semanal de nitrato no perfil do solo em pastagens de capim Coastcross (Cynodom dactylon cv. Coastcross) intensivamente adubada com nitrogênio, no período das chuvas.

AUTOR(ES)
FONTE

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Foram medidos semanalmente os teores de nitrato no perfil do solo, até a camada de 160 cm, em pastagem de capim coastcross recebendo de 100 e 200 kg/ha de N por corte, no período das chuvas, para verificar ocorrência de perdas em profundidade. As maiores variações, de 0 a 81,2 mg/kg de NO ocorreram nas camadas superficiais, ate 40 cm, sendo que em 160 cm a diferença média entre a testemunha e as áreas adubadas não passou de 1 mg/kg. Os picos de nitrato no perfil ocorreram em períodos secos, parecendo depender mais de pulsos na atividade microbiana do solo que das adubações de N. Os resultados sugerem não haver perigo potencial de contaminação do lençol freático em solos profundos ocupados por gramíneas as tropicais manejadas intensamente e de forma rotaciaonada.

ASSUNTO(S)

adubação nitrogenada clima tropical gramíneas tropicais perda de nitrato nitrogen ammendment tropical climate tropical grasses nitrate losses

Documentos Relacionados