Variação Morfológica e Parasitismo em Cnemidophorus ocellifer (Sauria: Teiidae) de áreas de restinga da Ilha do Maranhão, Brasil. / Morphological variation and parasitism Ocellifer Cnemidophorus (Sauria: Teiidae) from areas sandbank of the island of Maranhao, Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este estudo comparou a variação morfológica entre populações de Cnemidophorus ocellifer presentes em áreas de restinga, e investigou o padrão de dimorfismo sexual para esta espécie nesta região. Para isso foram coletados 130 espécimes em quatro áreas independentes de restinga na Ilha do Maranhão (Praias de Panaquatira, Raposa, Araçagy e São Marcos) e mensurados em laboratório. Diferenças morfológicas significantes ocorreram tanto para as populações quanto para os sexos. As populações divergiram tanto no tamanho do corpo quanto na forma. Os lagartos da Raposa apresentaram maiores tamanhos. E os lagartos de Panaquatira tiveram maior variação morfológica, apresentando menor comprimento dos membros locomotores e maior alongamento do meio do corpo. Os machos de C. ocellifer apresentaram maior tamanho do corpo e da cabeça, enquanto que as fêmeas apresentaram maior alongamento do corpo. As divergências morfológicas encontradas foram atribuídas a processos ecológicos diferenciados sofridos pelos grupos.

ASSUNTO(S)

ecomorphology dimorfismo sexual lagartos ecomorfologia restingas maranhão ecologia de ecossistemas sexual dimorphism lizard sandbanks maranhao

Documentos Relacionados