Variabilidade química dos óleos essenciais e do teor de fenóis em folhas e frutos da jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) / Chemical variability of essential oils and phenol content in leaves and fruits of jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/06/2012

RESUMO

O conteúdo foliar de fenóis totais e de taninos, bem como a composição química dos óleos essenciais em populações de Myrciaria cauliflora cultivadas em seis sítios de amostragem indicou a presença de quatro grupos de amostras de acordo com as características químicas da folha e do solo de cultivo. O grupo I incluiu as amostras oriundas do solo arenoso (S1), caracterizado pela maior e menor percentagem de γ- eudesmol (11,55%) e germacreno D (20,48%), respectivamente, e pelo alto conteúdo de fenóis totais (136,68 mg/g) e taninos (60,72 mg/g). O grupo II, rico em elemol (4,61%), incluiu as amostras cultivadas nos solos franco-arenoso-argilosos (S2, S3 e S6), enquanto que as amostras dos solos argilosos S4 (grupo III) e S5 (grupo IV) apresentaram as mais elevadas percentagens de germacreno D (III: 27,20%; IV: 26,83%) e os mais baixos teores de elemol (2,12%; 2,55%), fenóis totais (79,69 e 111,77 mg/g) e taninos (34,04 e 44,51 mg/g). A análise de redundância canônica (RDA) revelou como o balanço de nutrientes do solo e das folhas influenciou a distribuição dos constituintes dos óleos essenciais nos diferentes agrupamentos. A variação química nos óleos essenciais parece ser determinada por fatores ambientais. Adicionalmente, a composição química dos óleos essenciais e o conteúdo em fenóis (fenóis totais, taninos e antocianinas), bem como os teores de açúcares redutores e da acidez dos frutos de M. cauliflora também foram obtidos das plantas cultivadas sob o mesmo regime de solo. A RDA e a análise de discriminante indicaram a presença de quatro grupos de amostras, tendo o α-copaeno e os teores de taninos, açúcares redutores e da acidez do fruto como variáveis preditoras. O particionamento da variância, conduzida por meio de RDAs parciais, revelou uma forte influência de fatores edáficos sobre o conteúdo dos fenólicos, açúcares redutores e da acidez dos frutos, enquanto que o polimorfismo nos óleos essenciais foi atribuído majoritariamente a fatores genéticos. Para todos os constituintes a influência espacial na variabilidade química foi significativa, embora menos pronunciada para os óleos essenciais.

ASSUNTO(S)

óleos essenciais fenóis jabuticaba myrciaria cauliflora quimica dos produtos naturais essential oils, phenols jabuticaba myrciaria cauliflora

Documentos Relacionados