Uso do processo unificado para o desenvolvimento de sistemas de jogos de guerra na ForÃa AÃrea Brasileira.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A HistÃria tem mostrado, ao longo dos sÃculos, como a guerra tem sido o exame dos povos, tornando-se um ponto crÃtico de decisÃo para os envolvidos Tal importÃncia, associada à complexidade do mundo moderno e aos orÃamentos cada vez menores em todos os paÃses tem tornado fundamental o emprego de simulaÃÃes e, em particular, de Jogos de Guerra. Essa necessidade tambÃm se aplica Ãs ForÃas Armadas brasileiras e, em especial, à ForÃa AÃrea Brasileira (FAB), a qual carece de sistemas de jogos de guerra apropriados à sua atual doutrina de emprego para os nÃveis Operacional e EstratÃgico. Assim, o problema endereÃado neste trabalho de pesquisa foi o de dotar a FAB de uma sistemÃtica apropriada para o desenvolvimento de sistemas de jogos de guerra voltados ao treinamento das atividades de Comando e Controle nos nÃveis de decisÃo EstratÃgico e Operacional. A soluÃÃo investigada foi adaptar o Processo Unificado para o desenvolvimento de Sistemas de Jogos de Guerra para a FAB, voltados ao treinamento das atividades de Comando e Controle nos nÃveis de decisÃo EstratÃgico e Operacional, a fim de melhorar a sua eficÃcia operacional e reduzir o desperdÃcio dos recursos envolvidos.O processo resultante passou a integrar, num primeiro nÃvel, conceitual, o desenvolvimento orientado a objetos e os elementos de Jogos de Guerra de Perla. No segundo nÃvel, implementacional, volta-se à aplicaÃÃo da lÃgica nebulosa nos eventos em Jogos de Guerra.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento de software forÃa aÃrea brasileira estratÃgia militar lÃgica nebulosa programaÃÃo orientada para objetos simulaÃÃo computadorizada comando e controle jogos de guerra

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