Uso de oócitos bovinos como citoplasma receptor na produção de embriões por transferência nuclear de célula somática interespécie (NTSCi) / Use of bovine oocytes as recipient cytoplasm in the production of embryos through nuclear transfer of interspecies somatic cells (NTSCi)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Embriões clones interespécie vêm sendo produzidos por diferentes grupos de pesquisa, com relativo sucesso em algumas espécies. Oócitos bovinos maturados in vitro e enucleados por micromanipulação foram utilizados em três experimentos como citoplasma receptor na transferência nuclear de fibroblastos ovinos, caprinos e suínos. Os fibroblastos foram cultivados até a terceira passagem antes de serem congelados e utilizados. A eletrofusão foi induzida pela aplicação de um pulso de 20 V durante 45 ms. A ativação foi realizada com 5 mM de ionomicina e 2 mM de 6DMAP. Embriões NTSC bovinos, NTSCi caprinos e ovinos foram cultivados em meio SOF, e embriões NTSCi suínos foram cultivados em NCSU23. As taxas de fusão dos complexos reconstruídos com células bovinas não diferiram daquelas observadas com células ovinas (88,2%), caprinas (74,1%) e suínas (79,4%). As taxas de clivagem nos grupos NTSCi ovino (60,3%), caprino (68,4%) e suína (57,1%) não diferiram dos grupos controles NTSC bovino. A taxa de blastocisto observada nos embriões NTSCi ovinos (10,3%) foi semelhante à taxa observada no grupo NTSC bovino (12,7%). No grupo NTSCi caprino, 5,3% dos embriões chegaram ao estádio de blastocisto, enquanto que no grupo NTSCi suíno não houve desenvolvimento até o estádio de blastocisto. O citoplasma bovino foi capaz de suportar o desenvolvimento de embriões NTSCi até o estádio de blastocisto utilizando-se núcleo de fibroblatos ovinos e caprinos.

ASSUNTO(S)

reproducao animal : bovinos embryo embriologia animal : bovinos clones interspecies oócitos nuclear transfer clone in vitro

Documentos Relacionados