Uso de gamificação para o ensino de informática em enfermagem
AUTOR(ES)
Castro, Talita Candida, Gonçalves, Luciana Schleder
FONTE
Rev. Bras. Enferm.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-05
RESUMO
RESUMO Objetivos: Investigar se a oferta de curso com elementos de gamificação contribui para a formação de competências em Informática em Enfermagem; e avaliá-lo a partir de critérios de ensino e aprendizagem e de estrutura do conteúdo. Método: Pesquisa exploratória, aplicada e de inovação tecnológica, de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvida em uma universidade da Região Sul do país entre fevereiro a novembro de 2016. Participaram docentes (5) e estudantes de enfermagem (10). Resultados: A adoção de gamificação foi considerada uma abordagem interessante e inovadora, como alternativa às práticas tradicionais e aplicável ao ensino de Enfermagem. Na análise quantitativa, observou-se que o curso contempla o conjunto de critérios avaliados. Considerações finais: A gamificação contribui para a formação de competências entre estudantes de Enfermagem por influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Ela pode ser compreendida como mais um recurso no trabalho docente com vistas à motivação dos estudantes e à aprendizagem significativa.
ASSUNTO(S)
informática em enfermagem tecnologia educacional ensino conhecimentos em informática educação baseada em competências
Documentos Relacionados
- Informática em enfermagem: desvelando o uso do computador por enfermeiros
- O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia
- Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras
- O uso da informÃtica no ensino de geometria: unicamente dinÃmica didÃtica ou vantagem cognitiva?
- O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem