Uso da geoestatística na estimativa volumétrica de clones de Eucalyptus sp no Pólo Gesseiro do Araripe. / Using geostatistics in volumetric estimate of clones of Eucalyptus sp. in the Pole Plasterer Araripe.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

Essa pesquisa teve como objetivo principal verificar a eficiência da técnica geoestatística cokrigagem para a estimação de volume de madeira (VM) de árvores de eucalipto usando como variável secundária o DAP (diâmetro a altura do peito) por ser de fácil obtenção e altamente correlacionada com o volume. No Pólo Gesseiro do Araripe no semiárido pernambucano, foi demarcada uma área experimental de eucalipto (≈2,5 hectares e com 1875 árvores) seguindo um plano cartesiano. Cada árvore localizada em um ponto (X, Y), foi derrubada e cubada rigorosamente pelo método de Smalian. O volume total do plantio foi de 166,14 m3. Três técnicas de estimação foram utilizadas, krigagem, cokrigagem e análise de regressão para as quantidades de 1875, 250, 200, 150, 100 e 50 árvores. Quatro tipos de erros foram examinados, o erro total da estimativa do volume (ET), o erro percentual (E%), o erro individual da estimativa por árvore, e os mapas dos desvios. Mapas foram construídos pela krigagem e cokrigagem. O melhor resultado das estimativas foi conseguido pelo uso da técnica de regressão para todas as quantidades de amostras (vale salientar que nos modelos de regressão foram utilizadas seis variáveis explicativas), seguida da cokrigagem que conseguiu estimativas precisas para 250 e 200 árvores. A krigagem não efetuou estimativas precisas para nenhuma das amostras.

ASSUNTO(S)

tree volume spatial dependence eucalyptus cokriging energéticos florestais cokrigagem krigagem amostragem eucaliptos manejo florestal volume de árvores dependência espacial ciências agrárias ciências florestais forest management

Documentos Relacionados