Use of ikonos ii data for urban analysis: operational tests in eastern São Paulo city. / Uso de dados Ikonos II na análise urbana: testes operacionais na zona leste de São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Este trabalho apresenta uma metodologia de aplicação de técnicas de Sensoriamento Remoto e ferramentas de Sistemas de Informação Geográficas (SIG), visando analisar a contribuição das imagens do satélite de alta resolução IKONOS II no processo de implementação de uma rodovia, bem como no desenvolvimento urbano. A área de estudo está localizada na zona leste da Região Metropolitana de São Paulo, onde será implantado o Trecho Leste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. Para que as técnicas de Sensoriamento Remoto e as ferramentas do Sistema de Informações Geográficas possam ser amplamente utilizadas, foram apresentados os fundamentos da metodologia do trabalho, mostrando o porque do seu uso. Para a realização deste trabalho, foram usados dados temáticos de Geologia, Geomorfologia e Topografia, mostrando a potencialidade destes dados num SIG. As imagens trabalhadas foram: as bandas multiespectrais 1, 4 e 7 e a pancromática do Landsat 7 ETM+; a banda pancromática do SPOT 4, e as bandas multiespectrais 1, 2 e 3 e a banda pancromática do IKONOS II. Com estas imagens foram feitos diversos experimentos procurando-se integrá-las através da transformação no espaço de cores. Com as informações do relevo, agregadas às imagens do IKONOS, foi realizada uma animação, demonstrando a topografia local em 3D. As informações de uso e cobertura da terra foram obtidas por meio da imagem resultante da transformação no espaço de cores do IKONOS II, tendo sido feita a sua classificação temática usando-se o novo pacote de programas eCognition, que executa a classificação orientada ao objeto utilizando novas concepções. Os resultados mostraram que a integração da imagem pancromática do IKONOS II com as imagens multiespectrais do Landsat 7 ETM+, através da transformação no espaço de cores, não apresentaram bons resultados. Por outro lado, a classificação orientada ao objeto possibilita novas alternativas, como: a distinção das classes avaliando as bandas separadamente, pelo tamanho, forma, textura, número de bordas de uma classe. Com isto, tem-se uma maior interação entre o classificador e a cena a ser classificada.

ASSUNTO(S)

sistemas de informação geográfica (sig) land use geomorfologia uso do solo. key words: remote sensing sensoriamento remoto processamento de imagem geomorfology processing image geographic information systems (gis)

Documentos Relacionados