Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação
AUTOR(ES)
Daniel Weller
DATA DE PUBLICAÇÃO
1995
RESUMO
Arquiteturas de sistemas baseados em simulação variam entre dois extremos de um espectro, onde temos desde sistemas exploratórios abertos a sistemas instrucionais (tutores). No primeiro extremo, a exploração não estruturada pode levar o usuário a se sentir "perdido" na interação com o sistema. No segundo extremo, a abordagem diretiva pode levar o usuário a se sentir "tolhido" na liberdade de explorar elementos de seu interesse no sistema. Uma tarefa crítica no design de ambientes baseados em simulação é como encontrar um equilíbrio entre "instrução" e "liberdade", para o usuário do sistema. Apesar dos desenvolvimentos recentes e do número de simulações computacionais usadas no contexto educacional, existe muito pouco na literatura a respeito de como fornecer suporte a usuários em ambientes exploratórios. Nossa proposta de trabalho objetiva contribuir nessa direção, abordando a problemática envolvida no design de aplicações baseadas em simulação, no contexto dos processos de ensino/aprendizado. Mais especificamente, estamos propondo uma arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação, dentro da abordagem exploratória não diretiva. A exemplificação de tal arquitetura foi feita através do desenvolvimento de um protótipo de sistema, no domínio da Física relacionado aos conceitos de movimento
ASSUNTO(S)
interação homem-maquina computadores - estudo e ensino simulação (computadores)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000093727Documentos Relacionados
- Proposta de uma arquitetura especial para simulação lógica
- Uma Arquitetura para Programação Visual de Ambientes baseados em Realidade Virtual para Profissionais da Saúde
- NavCon : uma arquitetura para navegação conceitual em ambientes de gestão do conhecimento
- Uma arquitetura de proxies para ambientes par-a-par
- Uma proposta de arquitetura extensível para micro medição em Smart Appliances