Uma poética da máquina: arte-xerox

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1993

RESUMO

Três hipóteses de referência à Arte-xerox. A máquina: 1) co-autoriza a obra de arte visual: 2) rejeita a manipulação instrumental da tradição, alterando os procedimentos e reduzindo o fazer artístico a uma única ação digital: 3) e, eleva a cópia ao estatuto de obra de arte. Assim, a Arte-xerox se apresenta e percorre, ainda, um breve espaço de tempo - as primeiras manifestações artísticas acontecem na década de 60 (E.U .A. e Europa), vindo encontrar o interesse de artistas brasileiros nos anos 70. Inúmeras experiências fazem alterar os modos de reprodução gráfica. As Artes Mecânicas (as que nos interessam são as máquinas de geração de imagens fixas em que o suporte é, geralmente, o papel) se (..avol vem, aqui, com a visualidade contemporânea. Para tanto, a metodologia mostra-se fracionada em três campos de abordagem, a saber: 1) Filosofia da Máquina pretende traçar reflexões sobre a natureza da obra de arte e as alterações conceituais que a máquina propõe. Delineia-se um inventário de textos filosóficos que tratam da relação arte-máquina: 2) O Signo da Mecanicidade propõe-se à determinação de que a Xerografia configura-se em linguagem e que o signo por ela gerado, se apreendido pelo artista, pode alcançar o conceito de artístico. Instrumental - Char les Sanders peirce e a teoria da semiótica: 3) Poética da Máquina se posiciona como ente finalizador de nossa pesquisa. Sendo a máquina co-autora da expressão, plástica, encontraremos paradigmas demonstrativos na obra em curso de artistas nacionais e apontar para a proeminência da Função Poética (mensagem e qualidade de sentimentos). Finalizando, do objeto aos objetivos: expor à luz da teoria o fazer artístico que me acompanha há 13 anos; atualizar reflexões acerca da relação arte-máquina e: contribuir para a consolidação da Arte-xerox no panorama das artesdo século XX

ASSUNTO(S)

reproducao grafica arte visual xerografia comunicacao arte xerografica

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