Uma perspectiva histórica sobre a constituição da dança em Goiânia / A historical perspective on the constitution of Dance in Goiânia (1940-1990)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/03/2012

RESUMO

Este trabalho procura estabelecer as relações entre Dança e História buscando compreender como esta prática se integra à vida cultural de Goiânia. Partindo da aparente contradição entre uma arte importada e uma cultura intimamente ligada ao universo regional do Centro-Oeste, procurou-se demonstrar como se deu o florescimento desta atividade na capital goiana, através da sistematização de seu ensino, da formação de profissionais locais, da produção artística na área e da abertura de espaços específicos para a sua vivência ao longo do tempo. Com este intento, utilizou-se como fontes de pesquisa os acervos de documentos de estabelecimentos vinculados ao universo da dança na cidade, documentos disponibilizados pelos arquivos públicos goianienses, entrevistas com profissionais locais da área e bibliografia selecionada sobre historiografia de Goiás e de história da dança. A análise destas fontes e das referências bibliográficas selecionadas demonstra que, se a dança que se propagou a partir da atividade de professores provenientes de outros Estados e países a partir do final dos anos 1940 não se originou em território goiano, esta foi absorvida como elemento constituinte da cultura local devido à natureza de sua constituição: integradora, híbrida, possuidora tanto de elementos estritamente rurais quanto marcadamente urbanos. Esta peculiaridade permitiu que, entre as décadas de 1940 e 1990, cada vez mais professores se fixassem na cidade e estabelecessem seu ensino de forma permanente, introduzindo metodologias de ensino diferenciadas, formando bailarinos com excelência reconhecida, produzindo e participando de apresentações e eventos relacionados a esta atividade e promovendo esta prática sob diversos enfoques como aquisição de cultura, como exercício físico, como profissão, como terapia, como hobby. Ao mesmo tempo, contribuiu para a constituição de um habitus local, com a formação de uma rede de sociabilidades que possui formas de relacionamento únicas e que atinge não só o público direto dos professores particulares locais e de seus espaços de vivência, mas também espaços públicos, como escolas e companhias de dança.

ASSUNTO(S)

historia 1. dança história goiânia (go); 2. cultura goiânia (go) history of dance goiânia habitus culture art história da dança goiânia habitus cultura arte

Documentos Relacionados