Uma metodologia pra construção de matrizes regionais compatíveis o RAS modificado agregado: uma aplicação para as grandes regiões do Brasil em 2006.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho apresenta uma metodologia para a estimação de Matrizes de Relações Intersetoriais (MRIs) Regionais compatíveis. O modelo proposto consiste em uma modificação no método biproporcional RAS, mediante aplicação de fatores de correção, de maneira que, além da compatibilidade, sejam preservados os critérios de consistência e coerência das matrizes. Sendo assim, entre os objetivos a serem alcançados está a obtenção simultânea das matrizes de insumos Q quadradas regionais, de maneira a caracterizar um modelo compatibilizado, isto é, uma forma de desagregação da matriz nacional para suas regiões componentes. Por conseguinte, a construção das demais matrizes, como a tecnológica e inversa de Leontief, pode ser obtida em sequência, individualmente. Para tanto, como maneira de verificar sua fundamentação, o modelo foi aplicado para as grandes regiões da economia brasileira em 2006: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Os resultados encontrados confirmaram a hipótese de compatibilidade entre as matrizes regionais e a nacional. Outro indicador importante presente nas estimações das MRIs, foi à heterogeneidade entre as distintas regiões do Brasil, mostrada através do perfil da estrutura de insumos intermediários. Neste sentido, as matrizes intersetoriais obtidas permitem que, além das análises estruturais e de impactos, sejam realizadas comparações estruturais (das tecnologias utilizadas pelos setores produtivos) das regiões entre si, e também em relação ao país como um todo. Portanto, a proposta metodológica permite que seja possível refinar os estudos da divisão setorial e espacial da economia nacional, o que acaba evidenciando as especialidades produtivas de cada região, como também auxiliar na mensuração de impactos de políticas econômicas e seus efeitos para as diferenciadas regiões. Com isso, a idéia de políticas de planejamento e desenvolvimento adaptadas para cada região acaba ganhando impulso com esta nova variante metodológica.

ASSUNTO(S)

method ras método ras compatibilidade economia input matrices matrices intersectoral relations regional compatibility correction factors matrizes de insumos matrizes de relações intersetoriais regionais fatores de correção

Documentos Relacionados