Uma máscara, um corpo : a figura do Ambrósio - a brincadeira do cavalo-marinho de Pernambuco como fonte renovadora da criação em dança / A mask, a body : the figure of Ambrosio - the cavalo-marinho play from Pernambuco (Brazil) as a renewer source of creation in dance

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/02/2010

RESUMO

O objetivo desta investigação é discutir o processo criativo em dança inspirado no intercruzamento dos saberes e fazeres corporais presentes no imaginário da brincadeira do Cavalo-Marinho pernambucano, focada especificamente na corporeidade da figura do Ambrósio, tipo presente nesta manifestação cultural, considerando seus valores humanos, culturais e simbólicos expressos pelas movimentações corporais, gestos e pantomimas. Além também da compreensão da construção desta corporeidade a partir da pesquisa de campo, dos diálogos criados com os fazeres musicais e orais, poesia falada e cantada, todos os elementos citados como colaboradores dos caminhos e critérios para a seleção e construção artística. O Cavalo-Marinho tem sido estudado e valorizado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, dentro e fora da academia, porém do ponto de vista de uma articulação do pensar e fazer envolvendo as matrizes culturais desta brincadeira e o estudo da dança ainda temos raros caminhos percorridos. Sendo assim, através deste estudo esperamos abrir mais um espaço de abordagens verbais e corporais que possam fortalecer tanto a realidade dos artistas brasileiros, dos pesquisadores em geral e dos grupos culturais estudados, com o propósito também de transformação de uma identidade individual e coletiva na sociedade contemporânea

ASSUNTO(S)

arte cultura dança oralidade cavalo-marinho - pernambuco art culture dance orality cavalo-marinho

Documentos Relacionados