Uma construção luminosa: o cinema e a Exposição Internacional de 1937
AUTOR(ES)
Morettin, Eduardo Victorio
FONTE
Estud. hist. (Rio J.)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
O artigo examina a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts et des Techniques (Paris, 1937), discutindo as imbricações entre a cultura da modernidade e as contendas políticas e ideológicas no período entre guerras. Marcada pelo confronto arquitetônico, expressão simbólica de um conflito iminente, a exposição tem no cinema um participante ativo do embate. Com estatuto inédito, considerado expressão do pensamento e "potência ditatorial da época", ele é utilizado para marcar a perspectiva de cada país a respeito do seu lugar no mundo.
ASSUNTO(S)
cinema e história história do cinema exposições universais
Documentos Relacionados
- Medidas de intensidade luminosa: polarização
- A treva luminosa: teologia e mística em Paul Evdokimov
- Uma substituição luminosa: tributação e reforma do Antigo Regime português em D. Rodrigo de Souza Coutinho ao final do século XVIII
- Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923
- AÇO DUPLEX LDX 2101 SUBMETIDO À NITRETAÇÃO POR IMPLANTAÇÃO IÔNICA, IMPLANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA E DESCARGA LUMINOSA: PROPRIEDADES MECÂNICAS E TRIBOLÓGICAS