Uma arquitetura orientada a serviço para aplicações com restrições temporais. / A service oriented architecture for time constraint applications.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/04/2011

RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de Arquitetura Orientada a Serviço para desenvolvimento de aplicações com restrições temporais, isto é, aplicações em que o tempo de resposta a uma requisição deve respeitar limites máximos. No desenvolvimento da arquitetura proposta foram considerados os modelos de filas com um único servidor e com múltiplos servidores, por meio da utilização de serviços redundantes e do escalonamento de requisições para melhoria do determinismo no tempo de resposta das requisições efetuadas. Para avaliação da arquitetura proposta foi construído um sistema de testes de forma a ser observado o comportamento do tempo de resposta das requisições em função do número de servidores disponíveis e sua respectiva taxa de utilização. Os resultados obtidos indicam que é possível obter um aumento no determinismo do tempo de resposta das requisições efetuadas (diminuição da dispersão de valores), tendo sido obtidos resultados semelhantes para os dois algoritmos de escalonamento utilizados: por ordem de chegada das requisições e SRPT (Shortest Remaining Processing Time).

ASSUNTO(S)

arquitetura orientada a serviço queuing theory restrições temporais service oriented architecture teoria das filas time constraints

Documentos Relacionados