Uma arquitetura orientada a agentes para gerenciamento, busca e recuperação de artefatos científicos
AUTOR(ES)
Luiz Felipe Carvalho Mendes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
A Computação Científica é uma área multidisclipinar que extrapola o uso do computador como simples máquina onde pesquisadores escrevem textos, apresentações ou guardam resultados de experimentos e análises. Com a evolução das pesquisas, e o uso cada vez maior de recursos computacionais aplicados aos experimentos e simulações realizados pelos grupos de pesquisa, é notório que os grupos de pesquisa se encontram em um novo patamar da computação cientifica representado através do conceito de e-Science. A e-Science está intimamente ligada ao processo de modelagem computacional. A importância da modelagem computacional na computação cientifica está no fato que através dela é possível estudar o desempenho de grandes sistemas computacionais sem que seja necessário implementá-los na realidade. Este trabalho tem como objetivo propor uma arquitetura de busca e recuperação de artefatos científicos, gerados dentro dos projetos de pesquisa relacionados à computação científica, baseada em agentes inteligentes. A arquitetura proposta é chamada SASAgent e conta, ainda, com um estudo de caso para analisar a viabilidade da mesma. Resultados preliminares sugerem que a arquitetura proposta é promissora para atender a requisitos encontrados em projetos de e-Science
ASSUNTO(S)
e-science agentes agents computational modelling ontologias web semantic modelagem computacional web semântica ontologies computabilidade e modelos de computacao e-science
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufjf.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=576Documentos Relacionados
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