Um modelo para representação de atividades em aplicações de escritórios / Model for representing activities in office applications

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta tese apresenta um modelo para representação de atividades em aplicações de escritório, próprio para a modelagem dos aspectos dinâmicos dessas aplicações. Os componentes empregados, para tanto, são atividades e objetos de escritório. A modelagem das atividades de uma aplicação, um diagrama de atividades, representa os trâmites dos objetos de escritório, as transformações realizadas sobre os mesmos pelos agentes do escritório, e a tomada de decisão eventualmente presente nas atividades. Tal modelagem de atividades descreve, portanto, a dinâmica dessa aplicação, respeitada a solução organizacional e funcional da empresa e as atribuições e responsabilidades dos agentes que vela trabalham. Objetos de escritório são complexos e podem ter características multimídia. Entretanto, a particularidade mais acentuada desses objetos, que os diferencia dos objetos .do domínio de outras aplicações não convencionais, é a massiva padronização nas descrições dos mesmos, sejam por razões legais, como ofício e requerimento, sejam por razões comerciais, como ata, procuração e recibo. Como conseqüência, objetos de escrit6rios constituem um domínio de classes que permite reutilização intensiva das mesmas, na modelagem de aplicações de escritório. Esse trabalho considera que modelos que se destinem a representar aplicações de escritório devem ter, como um dos objetivos, buscar reutilizar classes de escritório, próprias do domínio do problema. Para esta tese, a biblioteca de classes de escritório, independente das especificidades das aplicações do escritório, deve estar contemplada em um SGBDOO, e seu ambiente de descrição, e o mesmo deve ter, como recurso de descrição, herança múltipla. Atividade é o componente central do modelo delta tese e representa uma interação de um agente com a aplicação, onde objetos de escritórios podem ser criados, consultados, atualizados e destruídos e, ainda, podem ser enviados para outros agentes. Essa interação entre o agente e uma atividade da aplicação é efetivada no lugar de trabalho do agente, ou seja, em sua estação de trabalho. Os tramites dos objetos de escritório são representados, justamente, pelas seqüências possíveis de lugares que os mesmos podem percorrer dentro dos escritórios. A estrutura de dados e os métodos necessários, para que os objetos de escritório possam tratar lugares, são incorporados, por herança múltipla, a partir de uma classe especial chamada lugar de objeto de escritório. Para serem adequadamente empregados na representação da interação dos objetos com as atividades, os métodos pertencentes a interface pública dos objetos de escritório devem estar classificados pelo tipo de interação (consulta, construção, alteração e destruição) e pelo contexto de atuação (métodos de classe e métodos de instância). Atividade e definida como um objeto, com atributos e métodos próprios, e plenamente reutilizável. Atividade tem uma representação diagramática adequada que mostra quais são os objetos tratados, e a forma de manipulação correspondente, as condições a serem satisfeitas para a realização da mesma e os limites, que os agentes tem, na produção dos resultados. Um diagrama de atividades é um grafo anotado, composto de atividades e objetos de escritório, onde cada atividade esta conectada, por ramos, somente a objetos, assim como cada objeto pode estar conectado, por ramos, somente a atividades. Os ramos identificam as diferentes formas de manipulação, dos objetos de escritório, pelas atividades. Um diagrama de atividades corresponde a modelagem conceitual dos aspectos dinâmicos de uma aplicação de escritórios. Os aspectos estáticos, e de dinâmica intra-classes, são descritos em um modelo de objetos, compatível com o SGBDOO adotado para a descrição e implementação dos objetos de escritório. Pelo diagrama de atividades de uma aplicação, são identificáveis as atividades que podem ser realizadas de maneira independente, que possuam algum conflito na manipulação dos objetos, e que tenham uma ordenação relativa entre si. E representada, desta maneira, a descentralização das atividades e o assincronismo existente entre as mesmas. A construção de um modelo, para uma realidade complexa, é amparada por uma técnica de decomposição de diagramas, permitindo que o projetista divida o problema, dessa realidade, em panes menores. Além disso, as técnicas de abstração generalização e agregação estão disposição, possibilitando a reutilização de modelagens feitas para problemas semelhantes ou correlatos. Essas abstrações, assim como a maioria dos aspectos referentes ao modelo desta tese, estão formalmente descritos. Um tipo especial de conflito entre atividades é particularmente interessante em aplicações de escritório: a tomada de decisão. Para esta tese, tomar uma decisão significa escolher um dos vários possíveis resultados na realização de uma atividade, a partir dos mesmos insumos. O trabalho descreve, precisa e formalmente, o que é tomada de decisão em uma atividade e mostra como identificar, em diagramas de atividades, aquelas com tomadas de decisão. É demonstrado que a modelagem de uma aplicação de escritórios, composta do modelo de atividades e do modelo de objetos, é implementável em computador, considerando a atual realidade das plataformas computacionais presentes em escritórios. Para tanto, e descrita uma arquitetura de um ambiente adequado para descrição e execução de aplicações de escritórios, bem como são descritos os protótipos desenvolvidos para validação dos principais aspectos. Para mostrar a eficiência do processo e a qualidade dos produtos da modelagem de sistemas de informação de escritórios no modelo, são apresentados dois estudos de caso: a preparação de conferencias de trabalho da IFIP e a automação do serviço de envio de fax.

ASSUNTO(S)

automacao : escritorios information systems office information systems sistemas : informacao : escritorios activities banco : dados orientados : objetos reuse object-oriented database systems

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