Um modelo para prover consistência narrativa em Interactive Storytelling

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Interactive Storytelling (IS) é uma área de pesquisa que busca o desenvolvimento de técnicas que permitam a criação de sistemas computacionais interativos com ênfase em aspectos dramáticos e narrativos. Uma das abordagens utilizadas em pesquisas na área de IS consiste no uso de algoritmos de planejamento para definir a seqüência de eventos que compõe a história. Este trabalho se propõe a investigar técnicas que permitam avançar rum à solução de três problemas encontrados por trabalhos que seguem a abordagem baseada em planejamento: (i) a abordagem não é inerentemente consistente narrativamente; (ii) o usuário pode levar a história a situações sem saída, em que o algoritmo de planejamento é incapaz de encontrar uma solução para a história; e (iii) uma carga de trabalho muito grande é posta sobre o autor das histórias. Para enfrentar estes problemas, são apresentados três mecanismos que podem ser incluídos em modelos de IS baseados em planejamento: (i) uma técnica que permite fazer as histórias geradas pelo sistema seguir um arco de tensão definido pelo autor da história; (ii) um mecanismo que busca antever e evitar situações sem saída; e (iii) um método que permite refinar alguns parâmetros da história com base na avaliação de um grupo de usuários de teste, reduzindo a carga de trabalho sobre o autor da história. As idéias apresentadas no trabalho foram implementadas em um protótipo chamado Fabulator, que exibe as histórias através de gráficos 3D, com personagens articulados. O Fabulator foi utilizado para a realização de experimentos com usuários. Os resultados obtidos indicam que o modelo é capaz de atingir seus objetivos

ASSUNTO(S)

interactive storytelling planning jogo narratives multimídia ciencia da computacao computador narrativa interativa interactive digital entertainment ambiente virtual inteligente interatividade computação gráfica

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