Um método baseado em inteligência computacional para a geração automática de casos de teste de caixa preta. / A method based on computational intelligence for automatic Black Box test cases generation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho de dissertação apresenta um método baseado em técnicas de inteligência computacional, como aprendizado de conjunto de regras, redes neurais artificiais e lógica fuzzy, para propor o desenvolvimento de ferramentas capazes de gerar e classificar casos de testes de caixa preta com as finalidades de auxiliar na atividade de preparação de testes, na detecção de defeitos em características ou funcionalidades e na diminuição do tempo de detecção de correção do software visando, com isto, atingir uma cobertura de testes qualitativamente superior ao processo criação manual. A obtenção de novos casos de testes e a classificação dos casos de testes gerados utilizam técnicas de aprendizado de um conjunto de regras, utilizando algoritmos de cobertura seqüencial, e de uma máquina de inferência fuzzy. A definição dos métodos, tanto para gerar como para classificar os casos de testes, foram fundamentados em experimentos visando comparar as similaridades entre os métodos fuzzy, redes neurais artificiais e aprendizado de conjunto de regras. Por fim, procurou-se desenvolver uma ferramenta à titulo de prova de conceitos objetivando aplicar os métodos que obtiveram melhores resultados nas experimentações. Os critérios adotados para definir os métodos foram às métricas de complexidade ciclomática e total de linhas de código (LOC).

ASSUNTO(S)

aprendizado computacional software engineering (analysis; tests) computational learning engenharia de software (análise; testes) fuzzy (artificial intelligence) fuzzy (inteligência artificial)

Documentos Relacionados