Um mecanismo de difusão para redes VANETs baseado em Cinemática e Teoria dos Jogos. / A diffusion mechanism for networks based on VANETs Kinematics and Game Theory.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/09/2010

RESUMO

O grande aumento no consumo de veículos experimentado ultimamente não foi acompanhado, de forma satisfatória, pelos sistemas viários e planejamento urbano. A incorporação dos automóveis na rotina de uma comunidade acarreta um importante problema social: a diminuição da qualidade de vida e o aumento da agressividade dos motoristas. O custo deste cenário é significativamente grande para um país. Pressionados por este problema, governos e indústrias estão investindo em tecnologias para tornar possível um sistema de transporte inteligente. As VANETs são a arquitetura mais viável para a elaboração desse sistema, por serem construídas sob demanda, sem coordenação central e serem colaborativas. Porém, a comunicação entre os nós da rede exige uma confiabilidade na entrega da informação, uma penetração da informação e um tempo restrito de entrega inexistentes nas redes Ad hoc móveis tradicionais. Esta demanda, principalmente das aplicações de segurança, entra em conflito com um problema já bem conhecido das redes Ad Hoc: a Tempestade Broadcast. O objetivo desta dissertação é projetar e desenvolver um protocolo Broadcast para as VANETS que utilize as informações disponíveis sobre a mobilidade da rede e tome uma decisão racional sobre o roteamento, com o objetivo de reduzir o atraso, a perda e a sobrecarga de dados na rede.

ASSUNTO(S)

cinemática teoria dos jogos broadcast vanet ciencia da computacao game theory kinematics broadcast vanet

Documentos Relacionados