Um avaliador de cenários simulados para reseqüenciamento da produção em sistemas automatizados de manufatura usando lógica nebulosa.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Na busca por vantagens competitivas, empresas do setor de manufatura têm investido na flexibilidade de produção e automação de processos, procurando atender a uma variedade de tipos de produtos, seguindo a demanda por produtos e com baixa intervenção manual. Neste ambiente, tarefas de integração da manufatura, planejamento e gerenciamento da produção, entre outras, tornam-se cada vez mais complexas. A busca por soluções nestas tarefas deve sempre levar em consideração o desempenho desejado do sistema produtivo, em relação a uma série de fatores como, por exemplo, o atendimento de prazos de entrega. Dentre as tarefas de planejamento, a presente proposta atua no seqüenciamento da produção. Este seqüenciamento pode ser realizado de diversas maneiras como, por exemplo, pelo uso de regras de prioridade, visando uma expectativa de resultados. Fazendo-se o uso de simulação de sistemas de eventos discretos, é possível testar diferentes seqüências admissíveis de produção, avaliando-se o desempenho para cada condição ou cenário. Entretanto o uso de simulação tipicamente necessita um tempo relativamente alto, não somente para as chamadas corridas de simulação mas também pelo tempo necessário para análise dos dados obtidos. Para tratar o seqüenciamento diante de situações que ocorrem em momentos não prédeterminados, o tempo de resposta na análise ou de definição de um novo arranjo é um fator muito importante e necessita ser relativamente baixo. Esta proposta apresenta um sistema computacional usando lógica nebulosa, para avaliação de dados obtidos na simulação de cenários representativos de condições de chão de fábrica, para o re-seqüenciamento da produção, buscando reduzir o tempo de avaliação.

ASSUNTO(S)

inteligência artificial planejamento e controle da produção sistemas fuzzy seqüenciamento da produção sistemas automatizados de manufatura ciencia da computacao sistemas flexíveis de manufatura

Documentos Relacionados