Ultrastructural and immunocytochemical study of periodontal reactions to orthodontic continuous force in rat molars buccally applied for long periods. / Estudo ultra-estrutural e imunocitoquímico das reações do periodonto de molares de ratos submetidos a estímulos contínuos de vestibularização em tempos prolongados.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Acreditava-se que a reparação do osso alveolar durante a movimentação ortodôntica só ocorresse após a diminuição da carga aplicada. No entanto, recentemente foi observado reparação do osso alveolar utilizando força contínua. Osteopontina é uma proteína não colágena da matriz com importante papel na remodelação óssea. Para analisar as reações no periodonto de sustentação e a distribuição de OPN, uma força contínua de 15cN foi aplicada aos primeiros molares superiores de ratos por 12d, 15d e 18d. Como controle, outros animais não tiveram seus molares movimentados. As maxilas foram processadas para análise ultra-estrutural morfológica, imunocitoquímica para OPN e histoquímica para fosfatase ácida resistente ao tartarato. No tempo inicial do estudo não foram encontradas reabsorções radiculares. Nos tempos intermediário e final, no entanto, reabsorções radiculares estavam presentes e aumentavam sua severidade com o tempo. Além disso, foi observado sinal de reparação do cemento. A expressão de OPN apresentou-se aumentada na superfície óssea e radicular.

ASSUNTO(S)

osso alveolar periodonto reabsorção radicular roat resospuon movimento ortodôntico remodelação óssea periodontium alveolar bone osteoponten bone remodulation osteopontina orthodontic movement

Documentos Relacionados