Twenty-seven full of cotton, Baby Doll e Tiger Tail : recriações da historia social norte-americana no teatro de Tennessee Williams

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

O presente trabalho analisa as seguintes obras do dramaturgo americano Tennessee Williams: (i) as peças 27 Wagons Full ifCotton (1946), The Unsatisfactory Supper (1946) e Tiger Tail (1976); (ii) o roteiro cinematográfico Baby Doll (1955); (iii) um conto publicado em 1936, também intitulado 27 Wagons Full if Cotton. Tanto as peças quanto o roteiro foram inspirados no conto de 1936; mas ao passo que essas sucessivas recriações partem do mesmo conflito inicial, elas trazem, no entanto,personagens e desfechos diferentes. Pela comparação dessas obras, foram analisadas certas transformações do teatro williamsiano, encaradas como função de transformações sImultaneamente o ocorridas no contexto social norte-americano. Além de se procurar estudar as obras da perspectiva de determinadas teorias da dramaturgia, buscou-se entender de que modo questões como a marginalização social, as relações entre poder, dinheiro e sexo, o preconceito em suas variadas formas, o papel social da mulher dentro da família e da tradição, e outras análogas, foram-se alterando no teatro de Williams ao longo das détadas, materializadas artisticamente nas diferentes versões de uma mesma trama - versões essas que respondem a um mesmo conjunto de indagações e buscas sobre os papéis exercidos pelas diferentes personagens nos diferentes momentos das décadas de 30-40, 50 e 70, em que as yárias obras foram criadas. Dentre as transformações mencionadas, optou-se por dar maior ênfase às sofridas pelas personagens femininas, relacionadas a modificações históricas ocorridas no papel social da mulher, e considerando certas relações de gênero características daquelas diferentes épocas.

ASSUNTO(S)

teatro americano - historia e critica

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