TV OVO: representation of youth identities on digital video / TV OVO: a representação de identidades juvenis no audiovisual

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/03/2012

RESUMO

O presente trabalho tem como objeto de estudo a representação de identidades juvenis nos audiovisuais produzidos por jovens de classe popular. Trata-se de estudar a construção de identidades, através do consumo de bens materiais e simbólicos durante o processo de produção das obras audiovisuais realizadas pelos jovens, oriundos de classe popular participantes da TV OVO, em Santa Maria-RS. O objetivo principal é de investigar a representação de bens materiais e simbólicos durante o processo de produção das obras audiovisuais realizadas pelos jovens. Para entender como se dá essa representação de identidades juvenis, a investigação faz um estudo etnográfico realizado durante a rotina de produção de audiovisuais promovidos pelos projetos da TV OVO e uma análise descritiva dos vídeos feitos para o programa TV OVO No Ônibus, que iniciou em 2001, e conta com o envolvimento diário dos jovens realizadores. O programa é veiculado nos televisores dispostos no interior de ônibus de transporte urbano e apresenta segmentos como o Espelho, com matérias jornalísticas sobre ou de serviços para a comunidade; o Profissão, com o relato de profissional sobre o ofício que desempenha; o Entre Tribus, que mostra o agrupamento de jovens em torno de atividades culturais; o Buzum é composto de videoclipes de bandas locais; e o No Ponto, uma enquete com questionamentos feitos a populares nas paradas de ônibus. Como constatações, percebemos a eminência da posse e do uso dos produtos midiáticos no cotidiano dos entrevistados. A partir da descrição de suas rotinas, notamos que a grande parte do tempo e da motivação são despendidos na audiência ou na realização desses produtos. Os jovens passam menos tempo com suas famílias ou na escola, em virtude de suas atividades profissionais na TV OVO e da assistência a programas de televisão, filmes, seriados, redes sociais, e outros sites em geral. Notamos também que os assuntos como o trabalho e a educação norteiam as atividades dos jovens. Ambos suscitaram o entusiasmo dos jovens sempre que relacionados ao desempenho das práticas do audiovisual, seja na produção de um programa, um videoclipe, um curta-metragem, um documentário, seja na cobertura de um evento, ou na participação em oficinas. Nesse sentindo, as identidades são delineadas a partir de produtos midiáticos consumidos pelo jovens. Desse modo, as caracterizamos como híbridas e múltiplas, constituídas por meio dos processos de desterritorialização, reterritorialização, continuidade, ruptura e negociação.

ASSUNTO(S)

representação. identidade. jovens. audiovisual. classe popular. comunicacao representation. identity. youth. audiovisual. popular class.

Documentos Relacionados