Trilhas, veredas e ribeiras: os modos de viver dos sertanjos pobres nos vales dos rios Araguaia e Tocantins (séculos XIX e XX)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Neste trabalho, pretende-se investigar os modos de viver e trabalhar dos sertanejos pobres que viveram nos vales dos rios Araguaia e Tocantins desde meados do século XIX, tendo-se como objetivo reconstruir as experiências destes homens, mulheres e crianças que tiveram significados de resistência, acomodação, transgressão e negociação dentro das disputas sociais pela vida no sertão. Para alcançar este objetivo empreender-se-á o cotejamento e a crítica das fontes a partir da abordagem da História Social, que compreende modos de vida como modos de luta contra a exploração e a dominação. Nesse sentido, no Capítulo Primeiro, "Levantados do Chão: da terra às armas" investigar-se-á a ocupação da terra em termos de espaços de viver: nas perspectivas da agregação e do braço armado, ou seja, serão problematizadas, nestes termos, as relações de poder que perpassavam e eram perpassadas pelos interesses regionais nas lutas armadas e que se articulavam às condições e às situações de ocupação da terra pelos sertanejos pobres. No Capítulo Segundo, "Moral, Costumes, Víveres, Economia: estratégias Venatórias e de Cultivo", buscar-se-á compreender os sentidos de viver não apenas na terra, mas da terra, com os pés assentados no solo e com as mãos cavando o chão para enterrar as sementes. Assim, serão perscrutadas suas tarefas cotidianas, suas práticas cinegéticas e práticas de cultivo, buscando entender a interface do costume e da mudança em que viviam os sertanejos pobres nos tempos da normalidade possível. No Capítulo Terceiro, "Práticas, Olhares e Vozes dos e sobre os Sertanejos Pobres" procurar-se-á investigar e explicar alguns aspectos centrais do trabalho por ajuste, ou seja, do trabalho na condição de camarada, com o objetivo de compreender as situações de opressão dos sertanejos pobres e, ao mesmo tempo, suas manobras para arrefecê-las.

ASSUNTO(S)

sertanejos poor lifestyles modos de luta sertanejos pobres araguaia, rio, vale - população rural - história história social modos de vida historia fightmodes população rural - usos e costumes população rural - aspectos sociais tocantins, rio, vale - população rural - história

Documentos Relacionados