Tribos urbanas: o rap e a radiografia das metrópoles

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Esta tese tem como objetivo estudar, à luz de teorias da resistência e identidade o fenômenodo rap - tanto os atores envolvidos como as produções culturais - em confronto com a educação formal, tentando perceber como se delineiam alguns aspectos identitários das vivências sociais explicitadas em músicas. Foram-me de especial utilidade os estudos etnográficos sobre as instituições educacionais, para evidenciar alcances e limites das trocas entre estas e os sujeitos em seu interior, destacando estratégias de acomodação/resistência no cotidiano das escolas. O rap apresenta-se atualmente como fenômeno mundial, e os rappers como audazes críticos do controle social, das injustiças e da situação de miserabilidade que são reservados à maior parte das populações das grandes metrópoles do planeta. Julgo, portanto, de fundamental importância desvelar algumas particularidades que os engendram. Com esse objetivo, escolhi quatro rappers como sujeitos paradigmáticos da questão: dois de São Paulo e dois de Lisboa, para identificar possíveis semelhanças e contradições em seus discursos e/ou músicas, objetivando também uma análise comparativa da presença do rap e sua crítica no Brasil e Portugal. Gravei um CD-ROM, que se encontra em anexo, com as músicas analisadas na tese, além de um curta-metragem de cinema sampleado, que tenta trazer ao leitor mais algumas indagações acerca das questões econômicas, raciais e de controle social que estão presentes nas metrópoles neste início de milênio marcado por uma nova ordem mundial

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas genese do rap negro nas metropoles rap (musica)

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