Trânsito religioso e construções identitárias: mobilidade social de evangélicos neopentecostais
AUTOR(ES)
Ciscon-Evangelista, Mariane Ranzani, Menandro, Paulo Rogério Meira
FONTE
Psico-USF
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-08
RESUMO
O trânsito religioso do brasileiro pode ser compreendido como a mobilidade social de pessoas que encontram em um novo grupo características que desejam compartilhar. Para compreender este fenômeno e suas implicações, entrevistamos 20 participantes ativos de uma igreja evangélica neopentecostal. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo por meio do software QSR N6. Os resultados indicaram que os entrevistados adotaram o novo grupo religioso como endogrupo, transformando em exogrupo o modo de vida anterior - religioso ou não. As pessoas próximas, que permaneceram em seu grupo de origem, inicialmente foram distanciadas, e depois se tornaram alvo dos participantes, os quais buscavam aproximar familiares e amigos ao seu novo endogrupo.
ASSUNTO(S)
religiosidade identidade social neopentecostalismo
Documentos Relacionados
- Construções identitárias: ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos
- Entre o amém e o axé: O trânsito religioso de evangélicos rumo às religiões afro-brasileiras no ABCD paulista
- Decompondo o centauro e a sereia: mobilidade, imobilidade e construções identitárias na primeira fase da obra Scliariana, de 1972 a 1980.
- Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais
- Fusiones identitarias: el desplazamiento forzoso en el diario El País