Trajetórias escolares de pessoas com deficiência visual: da educação básica ao ensino superior. / School trajectories of people with visual deficiency: from Basic School to University.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar de pessoas com deficiência visual, da educação básica ao ensino superior. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa fazendo uso de fontes documentais e orais. Foram utilizadas como fontes documentais: legislação; documentos internacionais; documentos nacionais; dados estatísticos oficiais; referenciais teóricos e um questionário de indicadores sociais realizado com os depoentes. Os depoimentos orais foram construídos a partir de entrevista semi-estruturada temática, resgatando o processo de escolarização vivenciado pelos depoentes. Participaram desta pesquisa por meio de entrevistas seis adultos com deficiência visual, cegos ou com baixa visão, que se alfabetizaram utilizando a grafia Braille ou grafia ampliada. Os dados foram organizados e analisados a partir dos seguintes eixos: formação de professores para educação inclusiva; práticas pedagógicas e interações no cotidiano escolar; escolarização do aluno com deficiência visual recursos pedagógicos, papel da família e interações sociais; vida adulta - trabalho e participação social. Buscou-se com esta pesquisa analisar a realidade social e estudar as contradições nela existentes ao se refletir sobre a exclusão na educação nacional regular, pois não são apenas as pessoas com deficiência à margem da escolarização. Contudo, discutiu-se as condições existentes para que os sujeitos com deficiência visual conseguissem completar suas trajetórias escolares e participassem da vida social na idade adulta. Os resultados analisados a partir das vozes, muitas vezes silenciadas, nos revelam que o fator biológico deficiência visual, não se constitui como determinante para a exclusão das trajetórias escolares e desenvolvimento da vida adulta. Este estudo nos revela que se faz necessário à efetivação de políticas públicas voltadas à formação de professores; melhorias das condições de trabalho docente; acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e efetiva participação e mobilização social das pessoas com deficiência visual.

ASSUNTO(S)

educacao formação de professores school trajectories teachers formation trajetórias escolares inclusive education people with visual deficiency pessoas com deficiência visual educação inclusiva práticas pedagógicas pedagogical practices

Documentos Relacionados