Traços do ragtime no choro Segura ele de Pixinguinha: composição, performance e iconografia após a viagem a Paris em 1922
AUTOR(ES)
Moreira Júnior, Nilton Antônio, Borém, Fausto
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
Estudo analítico e comparativo sobre os choros Segura ele e Um a zero de Pixinguinha que, na histórica viagem do grupo de choro Oito Batutas a Paris em 1922, conviveu com músicos de jazz norte-americanos. Observam-se características do ragtime em Segura ele a partir das gravações no CD Pixinguinha 100 anos, o qual inclui performances do compositor no saxofone e na flauta. Uma comparação entre elementos formais, harmônicos, rítmicos, motívicos, de instrumentação e iconográficos mostra que o choro de Pixinguinha foi influenciado em vários níveis pelo gênero popular norte-americano.
ASSUNTO(S)
pixinguinha choro ragtime música popular brasileira análise musical
Documentos Relacionados
- O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro
- Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
- Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
- Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro
- A viagem a Paris de artistas brasileiros no final do século XIX