Tom Zé: o defeito como potência -A canção, o corpo, a mídia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Lidando conscientemente com elementos da cultura tradicional e da cultura de massa, estimulando um diálogo entre o "alto" e o "baixo" repertório, Tom Zé soube como poucos vincular a própria circulação de seu trabalho na mídia. Em processo análogo, os mecanismos da mídia são por ele absorvidos e metabolizados no próprio trabalho, produzindo uma retroalimentação, e criando uma arte elíptica sob o signo da "sociedade do espetáculo". O objetivo da pesquisa é trazer à luz o processo criativo do compositor, estudando em particular o modo como soube transformar suas deficiências em virtudes. Antes, porém, procederemos à contextualização sua e de sua geração, evidenciando os autores e os movimentos responsáveis por seu pensamento. Para traçar o perfil de sua carreira e analisar sua obra, o corpus de nossa pesquisa contará com o acervo de teóricos como Augusto de Campos, Décio Pignatari, José Miguel Wisnik, Celso Favaretto, Roberto Schwarz, Luiz Tatit, Arthur Nestrovski e do próprio Tom Zé, entre outros. A pesquisa aborda um autor até o momento relativamente pouco estudado, mostrando o porquê e a importância de sua inserção nos cenários nacional e internacional, com ênfase nos modos de apropriação da mídia não apenas na circulação da obra, mas em sua própria composição.

ASSUNTO(S)

comunicação de massa mídia tom zé, 1936- - crítica e interpretação composicao musical comunicação vanguarda música popular - brasil

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