Tipografia: mídia e informação

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta pesquisa objetiva investigar a tipografia como manifestação visual sígnica. Enquanto suporte para o verbal,a tipografia se dedica a criar hábitos de percepção no leitor, de modo a tornar automático, naturalizado, acesso ao conteúdo codificado pelo verbal. Daí que, dessa tipografia, chamada livresca, se possa dizer que promove a invisibilidade da materialidade do signo e a própria natureza comunicativa do código tipográfico. Por isso mesmo, investigar a tipografia enquanto signo visuals e estabelece paradoxal ao uso ortodoxo da escrita verbal. Supõe romper com a percepção automatizada do verbal tipográfico para despertar as possibilidades de transmissão de idéias através da imagem da escrita. Nesse sentido, recorda-se os esforços de tensão entre forma e conteúdo no texto escrito, propostos pela tipografia dos movimentos das vanguardas artísticas do início do século 20, em especial pelo Concretismo Russo. Com a apropriação da atividade tipográfica a partir do repertório da forma artística, a tipografia moderna transformou-se em jogo estrutural da aparência do texto sendo determinada pelo conteúdo codificado verbalmente: "a forma segue a função". Como resultado, a visualidade tipográfica passava a ser elemento ativo da codificação da mensagem. Já para a realidade contemporânea da produção digital essa visualidade parece não mais se estruturar apenas no verbal, mas é determinada pelo atrito dos mais variados códigos no espaço de veiculação, determinando, ao mesmo tempo, uma visualidade aos meios de comunicação em que é veiculada. Uma tipografia, portanto, que ultrapassa sua função utilitária de suporte para ser mídia de informação. Assim, esta pesquisa orienta-se na hipótese de uma possível semiotização do espaço, no qual a tipografia ultrapassa sua anterior condição estrutural para se fazer produto da colisão sistêmica entrevaria dos códigos

ASSUNTO(S)

impressao tipografia comunicacao

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