TIPIFICAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES NO PÓLO CITRÍCOLA DO ESTADO DE SERGIPE / Typology of the families agriculturists in the Citricola Polar region of Sergipe state.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O uso da tipificação e dos indicadores de sustentabilidade na agricultura tem permitido o alcance de resultados importantes para o planejamento e gestão dos sistemas de produção agrícola. Este trabalho teve como objetivo identificar os tipos de agricultores familiares existente no Pólo Citrícola do estado de Sergipe. Para isso, fez-se o uso da análise de correspondência múltipla, seguida da análise de conglomerados, pelo método de Wards. Por último foi feita à seleção de indicadores de sustentabilidade usando a metodologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, o modelo de Indicadores de Pressão-Estado-Impacto-Efeito-Resposta (PEI/ER). Foram encontrados sete tipos de citricultores e, selecionados trintas indicadores de sustentabilidade. Espera-se que os resultados alcançados nesta pesquisa permitam que se tenha melhor percepção do perfil da agricultura familiar no Pólo Citrícola, bem como contribuir na adoção de políticas públicas sustentáveis para a região.

ASSUNTO(S)

sergipe-citrus fruits agroecossistemas políticas públicas agroecosystems publics politics citricultura-sergipe ciências agrárias agricultura familiar sustentabilidade family agriculture sustainability

Documentos Relacionados