The subcutaneous auto-transplantation ovaries and follicular depletion in domestic catas (felis catus) / AutotransplantaÃÃo de ovÃrio no subcutÃneo e consumo folicular em gatas domÃsticas (felis catus)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo desse estudo foi estabelecer o consumo folicular do ovÃrio remanescente e do implantado no subcutÃneo de gatas domÃsticas apÃs 120 dias pela quantificaÃÃo e classificaÃÃo morfomÃtrica dos mesmos e em relaÃÃo à preservaÃÃo da organizaÃÃo tecidual. Foram utilizadas treze gatas (Felis catus), sem raÃa definida, distribuÃdas em dois grupos: G1 (Animais 1 a 7, com amostras de ovÃrio esquerdo para controle e implante e ovÃrio direito remanescente) e G2 (Animais 8 a 13, com amostras de ovÃrio direito para controle e implante e ovÃrio esquerdo remanescente). ApÃs ovariectomia unilateral, o ovÃrio foi seccionado transversalmente em trÃs segmentos proporcionais. Os dois terÃos cranial e caudal foram transplantados no subcutÃneo, e o terÃo mÃdio foi para anÃlise histolÃgica de rotina como controle. Decorridos 4 meses, retirou-se os implantes e o ovÃrio remanescente para serem avaliados em microscopia Ãptica de luz. Os implantes foram localizados em 38,4% das gatas e a histologia mostrou folÃculos primordiais (59,75%), folÃculos primÃrios (40,25%) e fibroplasia do tecido conjuntivo interfolicular. O nÃmero mÃdio de folÃculos primÃrios foi maior no ovÃrio implantado (36,10/mmÂ) em relaÃÃo ao ovÃrio controle (12,11/mmÂ) e ao ovÃrio remanescente (16,27/mmÂ). O ovÃrio remanescente mostrou aspecto macroscÃpico normal e folÃculos em todos os estÃgios de desenvolvimento, com nÃmero mÃdio de terciÃrios (1,12/mmÂ) superiores ao do ovÃrio controle (0,96/mmÂ). O diÃmetro dos folÃculos primordiais foi maior no ovÃrio controle (41,51μm) em relaÃÃo ao remanescente (37,30μm), o dos primÃrios no controle foi maior (57,5μm) que no remanescente (47,5μm) e no implante (38,33). Considerando a lateralidade, os folÃculos terciÃrios nos remanescentes foram mais freqÃentes no lado direito e em relaÃÃo ao diÃmetro, os folÃculos primÃrios nos controles foram superiores no lado esquerdo. Conclui-se que os implantes ovarianos recuperados nesse estudo apresentaram apenas folÃculos primordiais e primÃrios, com fibroplasia de tecido conjuntivo interfolicular. Seria Ãtil um tempo de estudo maior que 120 dias para analisar o consumo folicular nestes animais, pois nesse perÃodo nÃo ficou caracterizado perda folicular.

ASSUNTO(S)

gatas domÃsticas consumo folicular subcutaneous ciencias agrarias subcutÃneo ovarian auto-transplantation reproduÃÃo animal autotransplante ovariano domestic cats follicular depletion

Documentos Relacionados