THE SOCIAL CONSTRUCTION OF INSTITUTIONAL FOOD MARKET: Case Study of the Program of Food Acquisition of Celeiro Region - RS. / A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO INSTITUCIONAL DE ALIMENTOS: Estudo de caso do Programa de Aquisição de Alimentos na Região Celeiro RS.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os mercados institucionais de alimentos passaram a constituir uma nova alternativa para os agricultores familiares acessarem os mercados de alimentos. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a inserção dos agricultores familiares no mercado institucional de alimentos, bem como compreender qual a contribuição das políticas públicas de aquisição de alimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Para tanto, esta pesquisa foi realizados em 2008, nos municípios de Crissiumal e Tenente Portela, situados na Região Celeiro do RS, esses municípios mostraram-se oportunos por constituir-se em um espaço onde predomina uma agricultura familiar que desenvolve a comercialização de seus produtos e a agroindustrialização através de Cooperativas de agricultores familiares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com vinte e cinco agricultores familiares beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA dos municípios pesquisados, e mais oito entrevistas com atores locais. Analisamos a construção social do mercado institucional de alimentos, através da inserção no PAA, com base no estudo dos atores que dela participam, técnicos, Cooperativas e agricultores familiares dos municípios. A pesquisa de campo mostrou que esse mercado é fruto de uma construção social e é constituído a partir de um conjunto de relações sociais desencadeadas por diferentes agentes, segundo o entendimento proposto pela Nova Sociologia Econômica (NSE). Pela análise do PAA na Região Celeiro constata-se que o Programa funciona como um instrumento de dinamização da economia local, com impactos na arrecadação dos municípios e na construção e implantação de políticas públicas integradas. A experiência de comercialização através do PAA fortaleceu os circuitos locais e regionais de produção, distribuição e consumo, oportunizou a discussão de ações que geram demandas potenciais, como: estruturação de agroindústrias, implementação de redes solidárias, discussão da construção de um mercado permanente da agricultura familiar, organização da produção, conquistas de novos mercados, resgate de saberes socioculturais, desenvolvimento do turismo rural, além da promoção da autonomia/empoderamento dos agricultores, através da organização dos mesmos. Estes espaços criados não se restringem somente à comercialização dos produtos da agricultura familiar, mas incluem a construção de uma nova relação com os consumidores, pautada pela valorização da diversidade e pelo fortalecimento dos vínculos com o território e das relações humanas e sociais. Constata-se que as Cooperativas Cooperfamiliar e Cooper Fonte Nova conseguiram, em grande parte por causa do PAA, consolidarem-se como organizações sociais referências em comercialização de produtos da agricultura familiar e organização social.

ASSUNTO(S)

mercado institucional de alimentos políticas públicas institutional food market construção social dos mercados social construction of markets ciencia e tecnologia de alimentos public politics programa de aquisição de alimentos program of food acquisition

Documentos Relacionados