The School Groups in the State of Mato Grosso and Expression of Public Policy Education: Group Joaquim Murtinho School, in Campo Grande, south of State (1910-1950 / Os grupos escolares no estado de Mato Grosso como expressão da política pública educacional: o Grupo Escolar Joaquim Murtinho, em Campo Grande, sul do estado (1910 1950).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação e à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e tem como objetivo investigar o processo de criação e organização dos grupos escolares, como parte das políticas públicas educacionais no período compreendido entre as décadas de 1910 a 1950, no sul do Estado de Mato Grosso, atual estado de Mato Grosso do Sul (MS), em especial no município de Campo Grande (capital do estado de MS), particularmente, o Grupo Escolar Joaquim Murtinho, primeiro grupo escolar implantado no sul do estado, no referido município. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) analisar os fatores que determinaram à organização escolar públicaprimária sob a forma de grupos escolares; b) verificar como as diretrizes nacionais de educação direcionaram esse modelo de escola graduada c) verificar como se processou a institucionalização e consolidação dos grupos escolares no Sul do Estado de Mato Grosso; d) analisar a organização didático-pedagógica no Grupo Escolar Joaquim Murtinho. A investigação baseia-se em fontes primárias constituídas por leis, regulamentos, regimento, mensagens presidenciais, relatórios dos inspetores e dos governadores, levantados em arquivos públicos e bibliotecas particulares, além de depoimentos de professores. Os resultados mostram que: o discurso oficial dos governantes estaduais estava em sintonia com os ideais de educação republicana; a escola agrupada fez parte da política educacional do período; apesar de ser considerado modelo de progresso de organização escolar primária, os grupos escolares foram implantados paulatinamente nas principais cidades com maior demanda escolar. Em Campo Grande, o Grupo Escolar Joaquim Murtinho, nos primeiros anos de seu funcionamento, dificuldades relacionadas à conservação do prédio e a falta de mobiliário adequado, em função de insuficiente investimento financeiro. Ainda em relação à organização didático-pedagógica, os resultados mostram, entre outros: o espaço físico inadequado em relação ao número de alunos; o rigor dos procedimentos disciplinares; a maioria dos professores do sexo feminino e proveniente da cidade de Cuiabá; o uso do livro didático como base de apoio dos professores; a escassez de material didático e a centralidade do professor na condução do processo de aprendizagem comprometeram a aplicação do método intuitivo, preconizado pela legislação do período. Palavras-Chave: Política pública educacional. Grupos Escolares. Sul do Estado de Mato Grosso. Organização didático-pedagógica.

ASSUNTO(S)

política pública educacional grupos escolares organização didático-pedagógica. educacao escolas públicas campo grande, ms; educação e estado mato grosso; educação mato grosso - história. public policy education school groups organization-didactic teaching.

Documentos Relacionados