THE PUPILS OF NORMAL SCHOOL OF THE MARANHÃO IN FIRST TWO DECADES OF XX CENTURY IN THE SÃO LUÍS MARANHÃO: between the discourse of order and subversion in practice / AS NORMALISTAS NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO entre o discurso da ordem e a subversão nas práticas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho inscreve-se na temática que se movimenta entre a história da educação e as relações de gênero; procura acompanhar atuações de alunas e egressas da Escola Normal do Maranhão, na transição do século XIX para o XX, tomando como ponto de partida as idéias, principalmente referente às mulheres, que compõem o ideário nacional do período. Estes referenciais identificam-se com a república e transformações sócio culturais e vão sendo disseminadas em todo território nacional; através de intelectuais - como Teixeira Mendes, Coelho Neto, Barbosa de Godóis, Silvio Romero, Artur Azevedo que produziram e reinterpretaram obras e correntes teóricas que integravam o contexto material e relacional desse período. Parte-se do pressuposto de que a Escola Normal, através da ação cotidiana de suas alunas e egressas, tornou-se um importante veículo de reinterpretação das idéias do novo na construção de uma sociedade modelar, em que o sexo feminino aparecia como sustentáculo fundamental na afirmação de referenciais sociais considerados adequados para o período. Portanto, o trabalho sustenta-se no método de análise do discurso, que procura apontar a diferença entre o dito no discurso, e o lido pelas mulheres, nesse contexto, conforme nos aponta Chartier (2001), entendendo essa leitura como particular e aliada às práticas cotidianas específicadas, como subversões, na perspectiva de Certeau (2002). Para a representação do panorama local, que serviu de campo de vivência relacional e profissional, também se buscou referência no que Certeau (2002) denomina de bricolagem, como forma de montar um crítico mosaico, através do qual conseguimos vislumbrar a dinamicidade e multiplicidade comportamental, sócio-cultural, de mulheres normalistas no Maranhão daquele período.

ASSUNTO(S)

cotidiano história da educação subversion daily maranhão formalist historia da educacao maranhão normalista subversão history of education

Documentos Relacionados